sexta-feira, setembro 24EDITOR : LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA - TEL./WHATSAPP: (12) 99779-7700
Shadow

Frente fria pode causar recorde de frio no Vale do Paraíba e região bragantina; veja previsão

Frio em Campos do Jordão — Foto: Tiago Bezerra/TV Vanguarda

Uma frente fria que passa pelo Vale do Paraíba e região bragantina e deve derrubar as temperaturas. A expectativa é que a região registre até mesmo temperaturas negativas. Além do frio, depois de um período sem chuvas, deve voltar a chover na região.

A frente fria veio do norte da Argentina e já passou pelo sul do país. Ela é causada por um ciclone extratropical, que se juntou a uma zona de baixa pressão, que favorece a queda de temperaturas e a formação de chuvas. A frente fria atinge todo o estado de São Paulo.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria pode causar:

  • Entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30) as temperaturas devem variar entre -3ºC e 18ºC
  • Possibilidade de geada em todo o Vale do Paraíba
  • Toda a região tem condições para chuvas de 20 a 50 milímetros entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30)

Entre quinta-feira e sexta-feira, São José dos Campos deve ficar com temperaturas entre 2ºC e 19ºC. Já os termômetros da Serra da Mantiqueira podem registrar temperaturas entre -3ºC e 12ºC. O Litoral Norte deve registrar mínima de 6ºC e máxima de 20ºC.

A expectativa é que a frente fria deixe a região entre sábado (31) e domingo (1) e as temperaturas voltem a subir levemente.

Campos do Jordão registra geada na madrugada; veja como fica o tempo

Campos do Jordão registra geada na madrugada; veja como fica o tempo

Frio sim, mas sem neve

Com o alerta do Inmet para a frente fria, começaram a circular na internet um aviso do Cptec de que haveria possibilidade de neve em Campos do Jordão. O órgão desmentiu a nota, que é falsa.

Segundo meteorologistas, para nevar são necessários dois fatores: ar muito frio e umidade, para que ocorra a formação de nuvens e a precipitação. Condição diferente da de Campos do Jordão, que quando o ar mais frio se estabelece, na grande maioria das vezes, a atmosfera já está seca, impedindo que neve.

De acordo com a meteorologia, a previsão é que a umidade relativa do ar fique em 40% nos próximos dias, considerada baixa para a ocorrência de neve.

A geada, camada de gelo que se vê na superfície com o frio intenso, é diferente da neve, explicam os meteorologistas. A geada é um fenômeno que ocorre na superfície e é resultado do congelamento do vapor d’água e acontece com a queda das temperaturas durante a noite, comum em Campos do Jordão.

Dermatologista dá dicas sobre como evitar problemas de pele no frio

Dermatologista dá dicas sobre como evitar problemas de pele no frio

Com o tempo seco, nos últimos dias o índice de umidade da região chegou a ser considerado crítico. Segundo organizações de saúde, o ideal para a saúde é o índice entre 50% e 80%. Na última semana a região chegou a registrar 12%.

Com a frente fria, deve voltar a chover no Vale do Paraíba. A expectativa dos meteorologistas é que a umidade fique entre 70% e 100% entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30).

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/viavalenoticias/www/wp-includes/functions.php on line 5107

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/viavalenoticias/www/wp-includes/functions.php on line 5107

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/viavalenoticias/www/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110